10 de novembro de 2020

Comprar para Morar ou para Investir: Taxas Básicas de Juros Aquecem o Mercado

10

Morar ou investir? Essa é a pergunta! A queda nas taxas de juros é uma boa notícia para consumidores de qualquer segmento, e, no mercado imobiliário não é diferente. Com juros mais baixos, as condições de financiamento se tornam mais facilitadas e o investimento em imóveis se torna vantajoso. E se você está observando as tendências do mercado e buscando seu apartamento dos sonhos, esse também é um ótimo momento para fechar a compra.

 

Menor taxa selic da história

 

Este ano, a Selic, taxa básica de juros do Brasil, alcançou seu menor valor da história no mês de agosto – 2% ao ano – impulsionada por uma boa projeção da economia. Usados para controlar a inflação, os juros base em nível mais baixo estimulam a economia, possibilitando crédito com taxas menores, financiamentos e renegociação de dívidas.

 

A taxa selic baixa é vantajosa ainda porque indica menores rendimentos em títulos públicos e investimentos fixados no CDI. Então, tanto para quem deseja investir em imóveis ou para quem quer financiar seu novo apartamento, o momento extremamente favorável do mercado imobiliário oferece opções vantajosas.

 

Cresce busca por apartamentos confortáveis

 

Em termos de moradia, a crescente busca por imóveis também está impulsionada pelo desejo de se mudar para apartamentos melhores. Isso acontece devido à mudança de hábito necessária que ocorreu na pandemia do novo coronavírus: do escritório na empresa, as pessoas passaram a trabalhar em casa, fazendo home office. 

 

Com longas horas por dia trabalhando em casa, nunca um imóvel confortável e com boa estrutura foi tão almejado. Agora, com o retorno aos escritórios, as pessoas têm buscado passar o menor tempo possível no trânsito e têm optado por morar em localizações estratégicas na cidade. Conforto, segurança e boa localização estão no topo dos critérios na hora de fechar o contrato do novo apartamento. 

 

E se você já tem seu próprio imóvel e não paga aluguel, vale a pena considerar a aquisição de um segundo imóvel ou mesmo a venda do atual para o investimento em outro de valor maior. Esse tipo de negócio é sempre vantajoso porque as propriedades constituem patrimônio e, ao contrário das parcelas de um contrato de aluguel, o valor aplicado mensalmente não é perdido e tem potencial de se tornar altamente rentável. 

 

Como aproveitar as ótimas taxas do mercado e adquirir seu novo imóvel

 

Agora que você já entendeu como as taxas de juros reduzidas facilitam a compra do seu apartamento, saiba que não é apenas por meio de financiamento que você pode adquirir um imóvel. A redução de juros também influencia outras operações relacionadas à compra de uma propriedade.

 

Consórcio

 

No consórcio, os interessados entram com participações em forma de lances e parcelas fixas. Dessa forma, eles mesmos financiam as contemplações sorteadas, eliminando a necessidade de participação bancária. As administradoras desses sistemas não trabalham com taxas de juros. 

 

Se você se interessa por esse tipo de transação, já deve ter notado que a redução de juros não gera reflexos no consórcio. A desvantagem aqui é que você não tem acesso ao imóvel imediatamente como teria caso financiasse.

 

Fundos imobiliários

 

Se você pensa em adquirir um imóvel como aplicação financeira, saiba que os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) têm desempenho inversamente proporcional à taxa selic: quando esta apresenta baixa, os resultados daquele entram em ciclo de alta. Ou seja, ótimo momento para investir. 

 

Os fundos imobiliários têm como objetivo a participação em empreendimentos comerciais, a exploração de locação, arrendamento ou venda futura. Fica a seu critério estudar a opção mais vantajosa.

 

Financiamento

 

Ótima opção para aproveitar a redução histórica da taxa selic, pois as parcelas caem e as simulações se tornam mais atrativas para o consumidor – especialmente quando há um montante para dar de entrada. 

 

O financiamento é uma excelente oportunidade tanto para quem quer escolher o imóvel ideal para sua família e sair do aluguel, quanto para quem quer trocar de apartamento ou fazer um investimento com retornos seguros.
E então, ficou otimista com o cenário do mercado imobiliário? Esta é a hora de fechar um  ótimo negócio, seja para investir visando o lucro ou adquirir o apartamento dos seus sonhos. Aqui nós temos as melhores opções para você. Converse hoje mesmo com seu corretor e conheça nossos empreendimentos. Você também pode conferir nossos imóveis aqui no site ou acessar nosso perfil no Instagram para saber de mais novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *