12 de janeiro de 2021

Quais as tendências para o mercado imobiliário em 2021?

tendencia2021blog

2020 foi um ano completamente atípico e cheio de incertezas para diversos setores do mercado. Apesar da pandemia do novo coronavírus e seu consequente impacto na economia mundial, o segmento da construção civil se manteve como um dos investimentos mais inteligentes e assertivos no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no primeiro trimestre de 2020 houve aumento de 26,7% na venda de novos apartamentos em comparação com o mesmo período de 2019. Já no segundo trimestre o aumento foi de 10,5% em relação a 2019. 

Enquanto isso, corretores e construtoras tiveram que se adaptar ao cenário de distanciamento social, lançar mão do trabalho remoto e melhorar sua comunicação no ambiente digital para não fechar o ano abaixo da meta. A promessa para 2021 é que muitas dessas mudanças se mantenham e o mercado imobiliário siga em crescimento. Confira as principais tendências para o setor neste ano.

Novos critérios ao buscar um imóvel

Os hábitos dentro do lar mudaram em 2020. As famílias ficaram mais conectadas em pequenos espaços por mais tempo, o home office prevaleceu e ainda será umas das formas de trabalho em 2021, as pessoas passaram a cozinhar mais e a desejar espaços com mais privacidade dentro da casa ou apartamento. Com isso, a necessidade de mais qualidade de vida dentro do lar é um dos grandes fatores decisivos na hora de fechar a compra de um imóvel.

Apartamentos amplos, ambientes bem divididos, confortáveis, condomínios que ofereçam boa estrutura de lazer, tanto para crianças quanto para adultos, e área fitness estão no topo dos critérios de busca das pessoas. A qualidade de vida será prioridade.

Uso da tecnologia ao fechar contratos

Com o distanciamento social, a utilização da tecnologia para vender e fechar contratos nunca foi tão bem recebida. Visitas a imóveis que podem ser feitas por meio de chamadas de vídeo ou por vídeos com o interior da residência em 3D; o tour 360º e o uso de aplicativos de gestão imobiliária para as atividades desenvolvidas na área, tanto administrativas quanto financeiras, são tendências que chegaram para ficar.

Além disso, a assinatura de contratos de forma digital já está sendo bem aceita por diversas construtoras do país. Ou seja, estar presente já não será tão importante na hora de comprar um imóvel.

Taxa Selic em baixa e mais vendas no setor imobiliário

Quando a taxa Selic está mais baixa, como acontece desde o segundo semestre de 2020, a taxa de financiamento para compra de imóveis também fica mais baixa. A redução na taxa Selic ajuda o mercado imobiliário, fazendo deste o momento certo sair do aluguel e realizar o sonho da compra do imóvel. Essa tendência de baixa na taxa deve prosseguir durante todo o ano de 2021. Que tal aproveitar e planejar seu financiamento?

Investimentos no mercado imobiliário seguem em crescimento

Outra tendência para 2021 é a de aumento nos investimentos no mercado imobiliário. Especialistas em finanças apontam que, não somente novos investidores têm estudado e apostado na diversificação da carteira, como investidores do mercado de  ações e da bolsa de valores podem até migrar de vez para o mercado imobiliário, pois está sendo algo muito rentável e que tem atraído cada vez mais pessoas. 

O investimento no mercado imobiliário se tornou seguro, pois mesmo com a crise devido à pandemia, ele proporciona rendimentos recorrentes com aluguel, além da constante inovação que segue acontecendo no setor, proporcionando cada vez mais benefícios para os compradores. 

Agora que você já sabe o que pode esperar de 2021, planeje a compra do seu apartamento dos sonhos e venha para a Fortex. Temos ótimas opções de financiamento e imóveis de alto padrão na melhor localização de Maceió e de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *