24 de fevereiro de 2021

Escolha a cor certa para seu apartamento com essas 4 dicas

24_blog_feed

Qual cor utilizar na parede da sala? E nos quartos? A cozinha vale a pena ser pintada? Parede de destaque, meia parede, tom sobre tom, paleta de cores ou apenas uma cor para tudo? Se essas dúvidas surgem na sua cabeça na hora de escolher as cores para o seu apartamento, saiba que é interessante avaliar alguns fatores antes de contratar um pintor.

 

Cada ambiente do apartamento tem uma função – seja descanso, estudo, trabalho ou refeições – e a paleta de cores definida vai te ajudar a fazer do seu lar um cantinho de bem estar e conforto. Para não errar, saiba que a combinação ideal de cores e tons deve ser feita com base em algumas perguntas e observações. Confira abaixo.

 

Estude o ambiente

 

Antes de decidir as cores, reflita sobre os cômodos e quais paredes do seu apartamento serão pintadas. Após decidir isso, é hora de pensar nas funções do ambiente. Você vai relaxar ou ficar longas horas estudando e necessitando de concentração? Vai fazer refeições no local, cozinhar ou a parede é um corredor e serve apenas como passagem e para decoração? É tudo uma questão de unir a sensação transmitida pela cor com a função do ambiente.

 

As cores possuem significados, seja cauteloso

 

Já sabe qual a função de cada cômodo? Então é hora de escolher a cor e observar o que cada uma transmite ao ambiente. Escolha com cautela e carinho, pois as cores possuem significados e transmitem sensações – boas ou não tão boas assim. Por exemplo, cores fortes e muito vibrantes podem cansar facilmente, pois “pesam” o ambiente.

 

Se a intenção é oferecer um ar de tranquilidade ao local, aposte em cores como o branco, o off-white e em um azul clarinho. Se o cômodo for um bom  local para relaxar e a ideia é trazer frescor a ele, você pode escolher o verde. 

 

Se seu objetivo é dar a sensação de amplitude aos cômodos, o branco é aposta certa, isso porque esse tom neutro ameniza os possíveis recortes que o cômodo possui e amplia seu tamanho. Já o laranja é uma cor que incentiva a comunicação e criatividade. O amarelo e o turquesa são perfeitos para alegrar um espaço neutro. E se você quer dar uma pitada de tranquilidade, invista em tons terrosos ou frios. 

 

Se você gosta de tendências, utilize a escala Pantone 

 

A Pantone é a principal referência de sistemas codificados de organização de cores para diversas indústrias. Sua “cor do ano” é eleita há duas décadas e influencia as decisões de desenvolvimento e compra de produtos em vários setores, incluindo decoração, em todo o mundo. Ela pode ser um guia para te ajudar a escolher as cores do seu apartamento.

 

A tonalidade escolhida como “cor do ano” para 2021 foi mais de uma, na verdade, o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. Essas cores podem ser aplicadas em seu home office, por exemplo, ou como parede de destaque de cômodos dando alegria e suavidade ao ambiente.

 

Não esqueça dos móveis e itens de decoração do apartamento

 

Se seu apartamento é relativamente pequeno, quanto menos informação você adicionar, mais o seu espaço aparecerá, isso vale também para tons na pintura e os outros itens que compõem o ambiente. No que diz respeito às cores, uma ótima maneira de escapar dos excessos de informação é investir no tom sobre tom, pois ele vai dar harmonia ao seu lar.

 

Na pintura tom sobre tom, o que se procura atingir é o equilíbrio entre a intensidade de apenas um tom. Por exemplo, uma parede verde-clara na extremidade do apartamento combinaria bem com móveis e elementos de decoração em uma intensidade mais escura de verde. Nesse caso, você poderia escolher plantas para seguir o mesmo princípio. Vai ficar harmônico, leve e lindo.

 

O mais importante aqui é levar em conta o que tem dentro do apartamento, as cores e formatos dos móveis e objetos. Sendo assim, escolha a cor de sua preferência e procure fazer referência a ela nos móveis, em prateleiras na parede e na decoração usando tons próximos, dessa forma você não vai errar!

 

Viu como não é complicado escolher as cores do seu apartamento? Agora é só colocar em prática no lar dos seus sonhos porque se você chegou até aqui, já sabe que a Fortex tem as melhores opções de imóveis em termos de localização, conforto, segurança e área de lazer. Conheça nossos empreendimentos e fale com seu corretor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *