24 de março de 2021

Descubra 5 destinos tranquilos e poucos explorados em Alagoas

24-5-destinos-em-Alagoas-para-quem-gosta-de-tranquilidade

Alagoas é um dos destinos mais procurados do Brasil e, anualmente, mesmo em tempos de pandemia, milhares de turistas desembarcam no estado para conhecer as praias mais bonitas do país. Além deles, muitos alagoanos estão redescobrindo o estado em busca de locais paradisíacos para visitar.

O que muita gente não imagina é que, mesmo com tanta badalação, praias cheias e turistas por todo o estado, há diversas praias e locais de Alagoas ideais para quem gosta de tranquilidade. E o turismo doméstico tem ganhado força com essa redescoberta.

São diversas praias e cantinhos de tirar o fôlego e, ao mesmo tempo, encantadores, preservados, simples e com ar de puro sossego. Se esse é seu tipo de passeio, confira os cinco destinos em Alagoas que separamos para quem gosta de tranquilidade.

 

Porto de Pedras

Se você é daqueles que gosta de viajar para locais mais escondidos e “isolados” que parecem ter sido descobertos há pouco tempo, tem que conhecer Porto de Pedras. A cidade com ares de vila de pescadores fica no norte de Alagoas e é conhecida por suas praias paradisíacas: a Praia do Patacho e a Praia da Lage.

A praia do Patacho possui as águas cristalinas e azuis esverdeadas decoradas por coqueiros que margeiam o local e formam um cenário incrível para quem chega. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais que convidam o visitante a mergulhar e observar os corais. Além disso, é possível fazer um passeio de barco e ter uma visão privilegiada de toda a área.

A praia da Lage também é ideal para quem quer descansar e até se isolar com muita tranquilidade em uma praia praticamente deserta. Ela é vizinha à do Patacho e é possível chegar caminhando, ideal para conhecer em um dia só. As águas são incrivelmente mornas e ótimas para banho. A cor exuberante do mar enche os olhos dos visitantes.

 

Japaratinga

 

Ainda ao norte de Alagoas, Japaratinga é a “vizinha” tranquila, menos habitada e menos explorada de Maragogi. Com suas águas calmas, quentinhas e mar verde esmeralda, Japaratinga é um paraíso e destino certo para quem busca tranquilidade.

A pequena cidade fica no coração da Costa dos Corais e possui cinco praias distribuídas em 15 km de litoral. A Praia de Japaratinga, a principal da vila, é a mais indicada para relaxar e aproveitar as piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa.

A dica é pegar um barco e chegar, em poucos minutos, à Croa de São Bento. Trata-se de uma formação de terra no meio do mar que vira um banco de areia rodeado por água transparente. É um paraíso de tirar o fôlego, tão puro e intocável que muitos turistas registram o momento com diversas fotos e vídeos. Imperdível.

 

Piaçabuçu

Ao extremo sul de Alagoas fica o pequeno município de Piaçabuçu que possui um atrativo exuberante para quem visita: as “dunas douradas”. Com mais de 20 quilômetros de extensão e com picos de mais de cinquenta metros de altura, as dunas encantam os visitantes. Um dos passeios mais procurados por lá é feito a bordo de uma espécie de grande “buggy”, adaptado para acomodar até oito pessoas, incluindo o motorista.

Além das dunas, Piaçabuçu possui um atrativo que emociona: o encontro do Rio São Francisco com o mar. Nesse incrível fenômeno da natureza, o visitante observa o mar ganhar uma moldura especial, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de cor azulada, tendo ao fundo suas enormes dunas de areias claríssimas. O passeio à foz é feito de barco e dura cerca de 45 minutos.

O litoral de Piaçabuçu possui duas praias: a do Pontal do Peba e a praia do Peba. Elas possuem uma areia fina e escura e extensos calçadões, tudo graças a seus mais de 25 km de areias contínuas – a mais extensa de Alagoas e uma das maiores do Brasil. Todo o local é uma importante área de preservação de tartarugas marinhas e aves migratórias. Você vai respirar ares de natureza intocável ao visitar.

 

Jequiá da Praia

Esse é o município mais jovem de Alagoas, tendo sido emancipado somente em 1995. Mas é dotado de um cenário exuberante que enche os olhos de quem visita e o melhor: praticamente inexplorado.

Jequiá da Praia conta com diversos atrativos naturais, como é o caso de suas praias e lagoas. Dentre elas se destaca a Praia de Barra de Jequiá. Cercada por mata nativa preservada, ela costuma ser bastante procurada por amantes da natureza, que aproveitam para repor as energias nessa bela paisagem.

A praia possui uma boa faixa de areia clara e fofa, o mar é agitado, com boas ondas a maior parte do tempo, sendo um destino interessante também para surfistas. Mas há também uma parte com águas calmas e cristalinas, que mais parece uma piscina natural. Um paraíso para quem quer tranquilidade e gosta de fugir da cidade agitada.

 

Carro Quebrado

A praia de Carro Quebrado fica localizada na Barra de Santo Antônio, litoral norte alagoano, e é uma das mais surpreendentes do estado. Com vastos coqueirais, um incrível mar azul esverdeado e falésias multicoloridas, esse destino parece que parou no tempo, sendo praticamente deserto, tanto que é proibido passar de carro no local ou estacionar na areia.

O mar é tranquilo, com algumas ondas e as águas são mornas. O grande diferencial da praia são seus paredões de argila e arenito formados há mais de 100 anos, com sedimentos coloridos que ficam mais evidentes no contato com a água.

Nesse pedacinho de Alagoas, praticamente intocado pela mão do homem, não há ambulantes, nem qualquer infraestrutura turística, ou seja, a praia de Carro Quebrado é ideal para explorar, registrar e se apaixonar.

Gostou de descobrir cinco cantinhos em Alagoas tranquilos e pouco explorados? Nosso estado é rico em belezas naturais e quem visita se apaixona e volta sempre! Se você gostou das dicas, anota esses roteiros para sua próxima viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *